A Usina Conquista do Pontal é localizada na fazenda de mesmo nome à beira da rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo na altura do quilometro 13, no município paulista de Mirante do Paranapanema. A planta dista aproximadamente 700 quilômetros a oeste da capital paulista na região conhecida como Alto Paranapanema.
Concebida para produzir álcool e açúcar, a Usina Conquista do Pontal é quinta do grupo ETH Bioenergia. A instalação tem capacidade anual de moagem de 2,7 milhões de toneladas de cana resultando em 140 milhões de litros de etanol. A engenharia e montagem foram de responsabilidade da empresa integradora Authomathika, que aplicou no projeto o controlador CENTUM VP com instrumentação de campo HART Yokogawa. No dia 16 de novembro de 2009 a Usina Conquista do Pontal iniciou suas operações.
Desafios
Desde o início, a ETH estipulou como premissa básica a utilização das mais avançadas tecnologias disponível para o controle das plantas. A missão da Yokogawa, juntamente com a Authomathika, seria a de desenvolver soluções que fossem o estado da arte em termos de automação. Os sistemas deveriam ser confiáveis e robustos não se tornando obsoletos em curto prazo, facilitando as futuras ampliações da planta. Somente com os equipamentos da Yokogawa essa exigência seria atendida, uma vez que a Yokogawa usa esta filosofia como prioridade no desenvolvimento dos seus produtos. Além disso, era a primeira vez que um SDCD seria aplicado a uma planta sucroenergética, sendo que o know-how necessário foi importado de indústrias de outros setores como químico e petroquímico. Cada planta envolveu individualmente mais de 3750 pontos PROFIBUS-DPV1, 850 pontos de entrada/saída analógicos 4 a 20 mA + HART, 1800 pontos de entrada/saída digitais via rede ASI, e 200 pontos de acesso via ModBuss.
Além de fornecer todos os equipamentos dentro dos prazos exigidos, sempre com altíssimo nível de qualidade, a Yokogawa América do Sul foi responsável pelo treinamento e capacitação de todos os colaboradores da integradora Authomathika envolvidos no projeto. Ao todo, foram mais de 30 colaboradores devidamente capacitados para operar e configurar o SDCD da Yokogawa CENTUM VP. Após o término do projeto os treinamentos perduram, porém desta vez com os colaboradores da ETH Bioenergia.
Certamente, o principal desafio é que Usina Conquista do Pontal foi construída juntamente com mais duas do mesmo grupo, ou seja, foram três usinas completas sendo montadas simultaneamente. Com isso, os colaboradores envolvidos colocaram a prova todo seu potencial e conhecimento garantindo que todos os prazos e exigências fossem devidamente cumpridos, sempre com a mais alta qualidade característica dos projetos onde a Yokogawa está presente.
Industrias
-
Biofuel
To combat global warming, the production and consumption of biofuels is on the rise around the world. As a leading provider of measurement and control solutions to the chemical, oil, and other industries, Yokogawa has developed technologies that can be used to ensure the reliable and efficient production of bioethanol and other types of renewable fuels.
-
Chemical
Chemical plants rely on continuous and batch production processes, each posing different requirements for a control system. A continuous process calls for a robust and stable control system that will not fail and cause the shutdown of a production line, whereas the emphasis with a batch process is on having a control system that allows great flexibility in making adjustments to formulas, procedures, and the like. Both kinds of systems need to be managed in available quality history of product, and to be able to execute non-routine operations. With its extensive product portfolio, experienced systems engineers, and global sales and service network, Yokogawa has a solution for every plant process.